segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Cultura e Artes

  1. Leitura
  • Monitor turno manhã: Jorge
  • Monitor turno tarde: Guilardo

Ementa: Fruição e leitura de obras que tenham por receptor o público infantil e infanto-juvenil, desde as fontes populares - fábulas, poesias e prosa. Incentivo prática da leitura e ao hábito de ler em jovens e crianças. Trabalho com projetos de literatura infantil e infanto-juvenil.

2.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Direitos Humanos

1. Direitos Humanos, Ética e Cidadania
  • Monitor turno manhã: Henrique
  • Monitor turno tarde: Sandra

Ementa: Promoção de uma cultura mais democrática, pautada nos direitos humanos e no respeito a diversidade como um desafio central para a escola contemporânea. Reconhecimento de que professores e professoras ocupam uma posição relevante na contrução de valores e práticas condizentes com uma sociedade justa e democrática em que estes devem ser oferecidas ações de formação na área de direitos humanos, estratégicas para a consolidação de uma educação inclusiva e integral. Fortalecimento e desenvolvimento de metodologias de educação em direitos Humanos, em atendimento aos planos Mundial e Nacional de Educação em Direitos Humanos.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Acompanhamento Pedagógico

1. Matemática

  • Monitor turno manhã: Jorge
  • Monitor turno tarde: Guilardo

Ementa: Compreensão dos processos básicos da construção do pensamento lógico-matemático, resolução de problemas cotidianos por meio dos conhecimentos matemáticos. Potencialização de uma aprendizagem matemática significativa, contemplando a interdisciplina com outros campos do saber escolar.

2. Letramento:

  • Monitor turno manhã: Henrique
  • Monitor turno tarde: Sandra

Ementa: Leitura do mundo através da leitura da palavra escrita. Produção, espressão e interpretação de diversos contextos e discursos culturais, exercitando a prática social da linguagem (escrita e leitura). Conhecer a relação e a integração entre oralidade, escrita e letramento. Variação linguistica e juízo social: o preconceito linguistíco.